Fórum

arrow_back

Calibração de Equipamentos - ABNT NBR 16577

Clinaldo Guedes da Silva

06/07/2020 20:47:08

6.2.8 Calibração
A exatidão do detector de gás é ajustada por meio da calibração e este procedimento é executado em duas etapas. Na primeira etapa, uma leitura de base (zero) é efetuada em um ambiente de ar limpo.
Na segunda etapa, os sensores são expostos a concentrações de gases conhecidas. O instrumento usa esta base e a concentração de gás conhecida para determinar a escala de medição da sua resposta ao gás. Por esta operação, pode-se estabelecer e corrigir o erro de medição do detector de gás.
Este tipo de procedimento deve ser realizado em laboratório de ensaio e calibração, que atendam aos requisitos da ABNT NBR ISO IEC 17025.
É importante ressaltar que não cabe ao laboratório acreditado definir o prazo de validade da calibração, pois a responsabilidade por assegurar que o equipamento esteja em condições de utilização é da empresa que adquiriu o equipamento. Por meio de seus procedimentos e política de segurança, a empresa determina o intervalo de calibração a partir da análise da atividade, riscos envolvidos,
histórico das condições de trabalho e recomendações do fabricante presentes no manual de instruções.

Alexsandro Patrício Correia

25/03/2021 01:26:58

ótimo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade